Amados Irmãos e Queridas Irmãs, quanto tempo!, já fazia algum tempo que eu não postava. Mas é com enorme prazer que eu estou aqui novamente para postar esta mensagem, que vai colaborar com o seu crescimento espiritual e aumentar a sua fé.
Introdução
Amados, nas interferências de curas e libertações operadas pelo Senhor Jesus a favor de muitas pessoas, não houve nenhum caso que tenha fracassado. Quanto maior fosse o desafio, tanto maior seria a repercussão do milagre, e por conseguinte a expansão do Reino de Deus. Jesus empreendeu uma viagem com destino traçado: a terra dos gerasenos. Seu alvo ali era libertar um pobre homem extremamente oprimido por demônios, observamos que durante a viagem ( pelo mar da Galiléia) se levantou uma enorme tempestade (v22-25), revelando com isso, uma tentativa dos demônios de impedir ou atrapalhar os planos de Deus, mas Isaías nos diz: "...agindo Eu, quem o impedirá?" (43.13).
Proposição: Em Deus, nenhum caso é definitivamente perdido.
I - UM CASO APARENTEMENTE PERDIDO.
No versículo 27, Lucas registrou o seguinte: "...veio (...) ao seu encontro um homem possesso de demônios". Veja um exemplo do que caracteriza um estado de endemoniamento: 1) O homem estava assim havia muito tempo. Geralmente as pessoas que sofrem, ou padecem de algum mal, só procuram Jesus quando não há mais opções. 2) Vivia sem roupas. Note que andar nu (ou seminu) revela que há no mínimo uma condição de desiquilíbrio moral. 3) Morava no cemitério, um lugar sinistro, opressivo, triste, inapropriado para habitar. 4) Foi presos muitas vezes, por conta de sua violência e frequente ameaça à vida das pessoas. Em um hospital psiquiátrico, muitos pacientes precisam apenas de oração e amor. 5) Possuía força sobre-humana, o texto diz que ele quebrava cadeias e correntes.
Pessoas que manifestam algum tipo de paranormalidade, como: adivinhação, operações espirituais mediúnicas ( entortar garfos, "ler a mente" das pessoas), ou realizar curas por influência de "espíritos do além ", podem na verdade estar sendo vítima de demônios.
Lucas diz que o homem era impelido ( empurrado, obrigado), pelos demônios para o deserto. O deserto é uma figura que representa o nada, a morte, pois lá não há vida, apenas desolação. Os espíritos sempre procuram afastar as pessoas da Palavra de Deus, das Reuniões e finalmente de Jesus Cristo, que é a única saída e o socorro para o perdido.
II - OPERANDO DEUS QUEM PODE IMPEDIR.
No versículo 29 de Lucas, lemos: " ...Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse". A libertação operada por Cristo é autêntica (veja João 8.36); Irmãos eu aprendo que a voz de comando do Senhor Jesus Cristo jamais volta vazia, Ele mesmo já tinha dito que: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt24.35) Quando a libertação se processou no homem de Gadara, o resultado foi impressionante, eu aprendo que a obra de Deus é sempre perfeita.
Irmãos, algo que fica claro neste texto é que não existe caso perdido para o nosso Senhor Jesus Cristo. E quando há um clamor que é capaz de trazer a presença pessoal do próprio Senhro Jesus, não existe nada e ninguém que possa impedir o operar de Deus. Irmãos, vamos observar o texto, a família deste homem não parou de buscar de orar de clamar o socorro de Deus, até que o próprio Senhor Jesus pessoalmente visita a cidade. Eu aprendo que: o seu clamor pode mudar o curso da história de uma pessoa, uma cidade ou um País.
Irmãos, Jesus não pode mudar o seu passado, mas Jesus pode e quer mudar o seu presente e futuro, basta você aceitar a Ele como o seu Senhor e salvador da sua vida, aí onde você esta agora! e terás a sua vida trasnformada!.
Pastor Fernando
Bacharel em Teologia e Exegeta.