Amados Irmãos e amigos, antes que homens e mulheres pudessem ler ou escrever, eles passavam adiante histórias do passado do seu povo de boca em boca. Pastores viajantes contavam essas histórias nos campos. No princípio, não havia palavra escrita. Havia somente a palavra falada, e, conforme registrado posteriormente no Livro de Gênesis, Deus criou o universo falando palavras no vazio. Os primeiros adoradores de Deus não podiam escrever os seus pensamentos sobre Deus ou as suas experiências com Ele, mas podiam falar a respeito delas e, isso, eles fizeram. Muito antes de terem inventado o seu próprio sistema lingüístico e mesmo depois de sua invenção, os hebreus contavam e recontavam suas histórias, muitas das quais foram posteriormente registradas na Bíblia.
Inicialmente, pais e mães, provavelmente, contavam aos seus filhos histórias sobre os seus próprios pais e avós. O próprio Abraão deve ter se engajado nessa transmissão de histórias. Quando foi chamado pelo Senhor para deixar Ur e mudar-se para Canaã, Abraão deve ter desejado preservar as memórias do seu passado e ter convencido a sua família e os seus novos vizinhos de que o Senhor era o verdadeiro Deus e que os diversos deuses que eram adorados pelo povo ao redor deles eram ídolos sem vida. Abraão, provavelmente, tenha repetido histórias sobre como o Senhor criou o universo e salvou Noé e sua família do dilúvio. Ele deve ter falado a respeito do seu próprio chamado, repetindo a promessa de Deus de torná-lo o pai de uma grande nação. Mais adiante, seu filho e seu neto, Isaque e Jacó, devem ter continuado a tradição, adicionando as suas próprias histórias. Quando os seus descendentes foram forçados a se mudar, por causa da fome, para o Egito, onde, mais tarde, se tornariam escravos, eles tiveram ainda mais razões para se apegarem à sua fé, para permanecerem firmes e poderem sobreviver.
Irmãos mais do que histórias, as histórias não eram o único tipo de material passado adiante pelos contadores de histórias. Havia também provérbios, orações, poemas líricos, cânticos, leis e até charadas ( como a adivinhação de Sansão em juízes 14.14). Havia ainda as etiologias, histórias que explicavam como o nome de uma pessoa ou lugar foi escolhido ou como tantas línguas surgiram. Amados, espero ter contribuído para o seu crescimento histórico das Escrituras Sagradas. A Paz!!!!!.
Que Deus te abençoe poderosamente!!!!!
Estarei Orando por vcs!!
Seja um abençoador desta Obra!