GRAÇA E PAZ, Amados Irmãos e Queridas Irmãs.
Irmãos, é importante que nós saibamos que: "Nada limita a autoridade de Jesus, que demonstra seu poder sobre todas as coisas sob as quais somos esmagados!". Jesus é capaz de falar "como quem tem autoridade" (Mt 7.29) porque ele faz!.
Doença - Jesus cura - Mt. 8. 14-17
Natureza - Jesus acalma a tempestade - Mt. 8. 23-27
Demônios - Jesus expulsa-os - Mt. 8. 28-32
Pecado - Jesus perdoa - Mt. 9. 1 - 8
Morte - Jesus ressuscita - Mt. 9. 18-26
Amados, existem três tesouro nesse texto.
1) SOB AUTORIDADE. Ao dirigir-se a Jesus, o centurião romano declarou: "Também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai" (Mt 8.9). Irmãos ele disse isso para explicar sua confiança em Jesus. Essa confiança levou-o a pedir que Jesus curasse o criado à distância, pelo simples pronunciar de uma palavra. Seu argumento era este: como soldado, sua autoridade sobre os outros era derivada de outra pessoa. Irmãos, olha que interesssante; sua ligação à cadeia de comando dava poder a esse militar. Quando ele falava, todo o poder do vasto Império Romano falava por meio dele, pois estava debaixo dessa autoridade.
E quanto a Jesus?, Como era capaz de falar e fazer a natureza, os demônios e até mesmo a morte lhe obedecer?
Amados Irmãos e Queridas Irmãs, o 1º Tesouro do texto: "Porque aqui na terra Jesus também operava debaixo de autoridade: a autoridade de Deus. Quando falava, o ilimitado poder do próprio Deus falava por meio dEle. Hoje ainda é assim. Podemos confiar em Jesus. Todo poder de DEUS todo-poderoso está nele.
2) ODRES NOVOS. Um diálogo fascinante ocorre em Mateus 9.14-17. Os discípulos de João Batista perceberam que Jesus era diferente de seu mestre e queriam saber por quê. Jesus explicou, acrescentando: "Ninguém [...] põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentará, o vinho se derramará e a vasilha se estragará. Ao contrário põe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam" ( v 16,17). Irmãos eu aprendo que: "Não podemos colocar Jesus ou nossas experiências com Ele em nossa antiga maneira de pensar e viver. A vida com Jesus é uma coisa nova e empolgante. Ele próprio deseja encher-nos, expandir nossa personalidade e moldar-nos para que sejamos mais parecidos com Ele". Irmãos 2° Tesouro do texto: quando Jesus, que tem todo poder, entra em nossa vida, concede-nos o privilégio do acesso a coisas novas.
3) MORTO E CEGO. Nesses dois capítulos, os atos de Jesus são apresentados em progressão, mostrando a cada passo seu poder sobre um inimigo maior que o anterior, ou seja : doença, natureza, demônios, pecado e finalmente a própria morte.
Por que então a cura dos cegos é relatada logo após a ressureição da filha do dirigente da sinagoga? Por nossa causa! Com isso, você e eu encontramos fé para crer que Jesus irá nos vivificar plenamente quando retornar. Quantas vezes, porém, contemplamos com desespero a dimensão mortal de nossa vida! Amados, os cegos viviam, mas seus olhos não tinham vida. Quando pediram a cura, Jesus perguntou: "Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso?" (Mt 9.28) Eles creram. Jesus tocou-lhes os olhos. Eu aprendo Amados Irmãos que, quando Jesus toca onde o antes havia morte, o agora se transforma em vida. Irmãos 3° Tesouro do texto: Jesus entra em nossa vida trazendo esperança para o presente. Se sua personalidade se extinguiu, e sua existência murchou em amargura ou se você perdeu a capacidade de ser misericordioso, Jesus pergunta: " Você crê que eu sou capaz?". Se responder: "Sim, eu creio!", verá que Jesus tem de fato poder para vivificar as àreas mortas de sua vida.
Pr. Fernando
Bacharel em Teologia e Exegeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário