domingo, 13 de fevereiro de 2011

Conduzir e Alimentar - Alimento Teológico. (Pr. Fernando)

Irmãos, a era de Davi trouxe tanto renovação política quanto avivamento literário. Muitos dos salmos da Bíblia vieram da pena pessoal de Davi, e outros foram escritos durante seu reinado.
Os 150 salmos estão organizados em cinco livros, significando que quatro livros foram acrescentados ao primeiro livro de adoração e cânticos.

O livro I (Sl.1-41) é de Davi, compilado antes de sua morte. O livro II (42-72) provavelmente foi acrescentado na época de Salomão. Os livros III e IV (Sl. 73-89 e 90-106) foram provavelmente colecionados durante o Exílio, e o livro V (Sl. 107-150) no tempo de Esdras. O último livro é o mais litúrgico. Os varios livros de salmos não estão organizados, portanto, de acordo com o conteúdo, e sim com a época em que foram acrescentados ao livro oficial. É bem provável que  maioria tenha feito parte do culto antes de se formar a compilação oficial.

Amados Irmãos, é importante que nós saibamos que: a estrutura dos livros é uma das várias coisas que precisamos entender antes de observar com mais detalhes esse livro maravilhoso da Bíblia.

Por exemplo: Poesia hebraica. Diferentemente da poesia que conhecemos, as quais enfatizam a métrica e a rima, a poesia hebraica baseia-se em outras características para causar impacto. São elas: paralelismo, ritmo e figuras de linguagem.

Paralelismo. A poesia ocidental em geral trabalha com o som, ressaltando a métrica e a rima. A poesia hebraica repete e reorganiza pensamentos, em vez de sons. Há vários tipos de arranjos paralelos de pensamentos, dos quais três são os mais importantes.

1) Paralelismo sinônimo - o pensamento é repitido, mas com palavras diferentes: Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles (Sl 2.4).

2) Paralelismo antitético - a idéia é ressaltada por outra idéia, contrastante, introduzida logo a seguir: Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta (Sl 34.10).

3) Paralelismo sintético - padrão em que se acrescentam idéias para explicar ou desenvolver a expressão original: É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo que ele faz prospera! (Sl 1.3).

Irmãos, ao lermos os salmos ou outra poesia hebraica qualquer, temos de estar conscientes do paralelismo. A compreensão e a interpretação do texto dependem de percebermos esse padrão de pensamento.

Ritmo. No texto original, há sinais de ênfase, que indicam intensidade a ser colocada em palavras e frases. Mas esse ritmo não é métrico, e não pode ser identificado nas versões ocidentais da Bíblia.

Figuras de linguagem. A poesia hebraica, como a própria língua hebraica, usa imagens vívidas, símiles e metáforas para comunicar idéias e sentimentos. Essas figuras, como o paralelismo, são facilmente traduzidas para outras línguas, ainda que algumas expressões idiomáticas sejam de difícil compreensão. Queridos Irmãos, na poesia hebraica e, especialmente, na leitura dos salmos, precisamos estar conscientes dessas carcterísticas literárias. Precisamos levar em consideração a repetição e as imagens literárias nos salmos e descobrir seu significado de acordo com essas caracterisísticas.            

Pr. Fernando
Professor de Teologia
Disciplina: Exegese.
              

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