Acrescentar
yãsaph: "acrescentar, somar, continuar, fazer de novo, aumentar, ultrapassar". Este verbo ocorre nos dialetos semíticos do noroeste e no aramaico. Ocorre no hebraico bíblico ( cerca de 210 vezes), no hebraico pós-bíblico ( uma vez).
Basicamente, yãsaph significa aumentar o número de algo. Também é usado para indicar acrescentar uma coisa a outra, por exemplo: "E, quando alguém, por erro, comer a coisa santa, sobre ela acrescentará seu quinto e o dará ao sacerdote com a coisa santa" (Lv 22.14).
Este verbo é usado para expressar a repetição de um ato estipulado por outro verbo. Por exemplo, a pomba que Noé enviou " não tornou mais a ele" (Gn 8.12). Em geral a ação repitida é indicada po um infinitivo absoluto, precedido pela preposição: " E nunca mais a conheceu". Literalmente, se lê: " E ele não acrescentou outra vez para a conhecer" ( Gn 38.26).
Em alguns contextos yãsaph siginifica "intensificar", mas sem sugestão de aumento numérico. Deus diz: " E os mansos terão regozijo sobre regozijo [yãsaph] no Senhor" ( Is 29.19 ). Esta mesma ênfase aparece no Sl 71.14: " E te louvarei cada vez mais [yãsaph]", ou literalmente: " E acrescentarei a todos os Teus louvores". Em tais casos, há mais do que uma quantidade adicional de regozijo ou louvor. O autor está se referindo a uma nova qualidade de regozijo ou louvor, isto é, uma intensificação deles.
Outra significação de yãsaph é " ultrapassar ". A rainha de Sabá disse a Salomão: "Sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi", ou literalmente: "Você acrescenta [com relação à] sabedoria e prosperidade ao relatório que ouvi" ( 1 Rs 10.7 ).
Este verbo também é usado em fórmulas de concertos. Por exemplo, quando Rute chamou a maldição de Deus sobre ela dizendo: "Me faça assim o Senhor e outro tanto [yãsaph], se outra coisa que não seja a morte me separar de ti", ou literalmente: " Assim o Senhor me faça e assim Ele acrescente, se..."( Rt 1.17; Lv 26 ; Dt 27-28).
Eu apliquei a exegese da palavra Acrescentar , para lhe dizer, que Deus tem para aquele que ouve e obedece a Palavra de Deus ( At 2.47), Conquistas Diárias!!!!.
Pr. Fernando
Bacharel em Teologia e Exegeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário