quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Superando Limites - Lc 19.1-10.

INTRODUÇÃO

Em 1Co 10.13, Paulo afirma que Deus não permitirá tentação que seja maior do que podemos suportar, e isso é prova suficiente de que Deus conhece nossa fraqueza e limitação. Mas, afinal, qual é o nosso limite? Como podemos saber que estamos no ponto máximo de resistência ou de tolerância?

Eu aprendo com este episódio de Zaqueu, o publicano, uma prova incontestável de que se estivermos realmente interessados nas coisas de Deus, sempre haverá obstáculos a serem vencidos e que, se somarmos a persistência com a fé, o Senhor irá nos mostrar alternativas, estratégias para conseguirmos alcançar a vitória ou o alvo proposto. Esta experiência de Zaqueu  também nos ensina que: se chegarmos ao fim das nossas possibilidades, é hora de buscarmos em Deus.


PROPOSIÇÃO: A superação de nossos limites está em e por meio da graça de Deus.


I -  "ZAQUEU...PROCURAVA VER QUEM ERA JESUS, MAS NÃO PODIA..."

a) Quem foi Zaqueu? Seu nome significa "puro","justo"ou"reto"; era judeu (v 9), chefe dos publicanos, muito rico, também era profundamente desprezado por conta da sua função pública ( cobrava impostos a favor de Roma, além de extorquir em nome do Estado).

b) A curiosidade de Zaqueu em ver Jesus revela o esforço puramente humano, supersticioso e limitado do homem pelas coisas de Deus. [Se Deus não for em busca do homem] - observe que, foi Jesus que decidiu jantar na casa de Zaqueu. Eu aprendo que: se Deus não for em busca do homem (Gn 3.9), é impossível a sua salvação.

c) Na verdade, aquela foi uma oportunidade única de Zaqueu ver ou estar com Jesus, pois o Mestre estava indo para Jerusalém em direção ao seu próprio  martírio, e , por conseguinte do seu "limite". Nunca mais Jesus passaria por aquele lugar. Irmãos existem oportunidades na vida que são extraordinárias, se perdidas, jamais voltarão. Receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador é ocasião  que não deve ser adiada sob hipótese alguma.


CONCLUSÃO

Os desafios estão sempre a nossa volta, Zaqueu venceu o dele, pois além de ter tido o previlégio de ver o Mestre, ainda foi perdoado e salvo. Irmãos Deus sempre recompensa qualquer esforço sincero em busca da verdade (JESUS CRISTO), da paz, do perdão e da salvação. Subamos, pois hoje, na "árvore" da sinceridade e do reconhecimento da nossa dependência de Deus, para que Ele, por sua graça e poder, nos ajude a superar os nossos limites.


Pr. Fernando
Bacharel em Teologia e Exegeta. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário